Semana S terá 146 práticas de sustentabilidade

Semana S terá 146 práticas de sustentabilidade
A Semana S do Comércio, marcada para os dias 16 e 17 de maio no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, foi planejada para levar cidadania e entretenimento aos cidadãos em uma programação recheada de atividades que serão realizadas entre 14h e 20h de cada dia. No roteiro do evento estão as atividades que já são conhecidas pelo público da Fecomércio - Sesc e Senac e outras que foram preparadas especialmente para a ocasião, com destaque para a participação dos palestrantes Dado Schneider e Igor Drudi, além do cantor Diogo Nogueira.
Além de uma programação completa, o evento também reforça seu compromisso com a sustentabilidade. Foram integrados 146 práticas sustentáveis que orientam todas as etapas, desde o planejamento à montagem, passando pela execução e até o pós-evento.
Confira as práticas sustentáveis que farão parte da Semana S:
FASE 1 – PLANEJAMENTO
LOCAL
SIM - Verificar se o local do evento tem rotas seguras para todos os participantes
SIM - Certificar-se de que o local não tem problemas com enchentes e afins em caso de mudança do clima
SIM - Preferência por local com ampla rede de comércio próximo, assim como clínicas e hospitais
SIM - Opção por local com janelas e/ou claraboias, cores claras nas paredes, e/ou espaços ao ar livre para uso de iluminação natural
NÃO - Se for o caso de receber crianças e bebês, disponibilizar copa ou espaço para alimentação infantil e trocadores nos banheiros
SIM - Certificar-se sobre a atualização da documentação do local: laudos de segurança (Bombeiros), alvará de funcionamento, Vigilância Sanitária, licenças, entre outros
NÃO - Orientar para espaço destinado aos fumantes contendo coletores específicos para bitucas de cigarro
SIM - Considerar se no local existe alguma condicionante de território (exemplo: área de restinga, reserva natural, parque natural, etc.) e verificar o ordenamento em vigor
TRANSPORTE
NÃO - Disponibilizar transporte de massa a fim de minimizar a poluição gerada, além do aumento de trânsito no entorno do evento
NÃO - Recomendar o uso de veículos que utilizem biocombustível
SIM - Incentivar a utilização de transporte público, nos canais de comunicação
NÃO - Destinar espaço para bicicletário
SIM - Incentivar a carona solidária
SIM - Possuir ponto de táxi, ônibus ou aplicativo de transporte próximo ao evento
FORNECEDORES
SIM - Fomentar a contratação e/ou compra de produtos e serviços da comunidade do entorno
SIM - Considerar recomendações de Aquisições e/ou Compras Sustentáveis
SIM - Contratar artistas locais para apresentações e valorização da cultura local e regional
SIM - Contratar fornecedores que atuem conforme as normas sanitárias e legais de cada região
SIM - Contratar fornecedores que possuam práticas de sustentabilidade implementadas
SIM - Priorizar fornecedores com frotas eficientes
SIM - Contratar empresas de limpeza que utilizem produtos com reduzido consumo de água
SIM - Buscar e contratar fornecedores que adotem práticas trabalhistas inclusivas e acessíveis, respeitando os direitos sociais, econômicos e ambientais
ALIMENTOS E BEBIDAS
SIM - Planejar cardápio com opções para pessoas vegetarianas, celíacas, diabéticos, com cardápio sem adição de açúcar, glúten ou lactose
SIM - Priorizar alimentos sazonais
SIM - Evitar, reduzir e/ou eliminar o uso de produtos descartáveis
SIM - Dar preferência para utilização de guardanapos de papel e folha simples ao invés de tecido
SIM - Disponibilizar prepações contendo produtos orgânicos
SIM - Utilizar utensílios duráveis como: louças, talheres e copos reutilizáveis
SIM - Evitar a oferta de produtos ultra processados e açucarados artificialmente
SIM - Planejar a quantidade das preparações para evitar o desperdício de alimentos
SIM - Disponibilizar bombona plástica para o armazenamento do óleo utilizado e destinação adequada
SIM - Atender o evento com a solução mais adequada de alimentos: buffet ou porções individuais. Atenção ao preparo desnecessário e desperdício de alimentos
SIM - Caso contrate serviço de alimentação, privilegiar fornecedor que demonstre implementar boas práticas ambientais ou sociais na realização do serviço
GESTÃO
SIM - Mapear a cadeia de valor do evento e gerir aspectos ambientais, econômicos e sociais
SIM - Ouvir partes interessadas (compreender expectativas e preocupações)
SIM - Priorizar o aluguel de materiais ao invés da compra de objetos que só serão utilizados naquele evento
SIM - Preferir materiais reciclados ou recicláveis, na impossibilidade destes, reutilizados ou reutilizáveis. Ou ainda, estruturas modulares reaproveitáveis
SIM - Priorizar stands mais simples visando menor investimento e impacto negativo
SIM - Mapear possíveis impactos positivos e negativos do evento
ACESSIBILIDADE
SIM - Escolher local que possua recursos como rampas, piso tátil, escrita no sistema Braille, entre outras adaptações para pessoas com deficiência
SIM - Prever, ao menos, um banheiro acessível para pessoas com deficiência (PCD)
NÃO - Se o evento for na praia, prever ainda a cadeira anfíbia para pessoas com dificuldade de locomoção
SIM - Contratação de guias e intérpretes, e outras pessoas habilitadas para atender as variadas deficiências
SIM - Prever acesso prioritário para pessoas com autismo, gestante, idosos e PCD´s
SIM - Prever vagas de veículos próximas ao evento para idosos, gestantes e PCD´s
COMUNICAÇÃO
SIM - Utilizar, prioritariamente, comunicação online e digital (QR Code)
SIM - Caso tenha folheteria impressa, verificar a viabilidade de utilizar papel reciclável ou FSC, com uso de tinta vegetal, impresso nos dois lados
SIM - Utilizar, preferencialmente, cartazes ao invés de folders individuais
SIM - Verificar a real quantidade a ser impressa, para evitar o desperdício e acúmulo de resíduo de papel
SIM - Optar por stands mais simples visando menor investimento
SIM - Se houver necessidade de brindes, utilizar aqueles de uso contínuo e/ou reciclável, se possível, associado a causa ecológica
SIM - Prever cooperativas para destinação de banner´s e outros resíduos de comunicação para transformação de peças
SIM - Desenvolver aplicativo com informações do evento
ENERGIA E ÁGUA
NÃO - Considerar a possibilidade de captação e reutilização de água durante o evento
SIM - Prever o uso de geradores movidos por biocombustível/biodiesel
SIM - Priorizar torneiras com fechamento automático nos banheiros e dispersores nas copas e cozinhas
NÃO - Se possível, escolher local com privadas com descargas à vácuo
SIM - Requisitar o uso de equipamentos com etiqueta ou selo de eficiência energética, preferencialmente a classificação A
NÃO - Utilizar lâmpadas com sensor de presença
SIM - Optar por lâmpadas LED, para maior eficiência energética
NÃO - Avaliar se o local possui geração de energia renovável
SIM - Prever bebedouros disponibilizados para livre consumo de água potável
RECURSOS HUMANOS
SIM - Incluir o critério de diversidade (idosos, PCD, LGBTQIA+, negros, refugiados, imigrantes, povos indígenas e tradicionais, entre outros) no recrutamento e seleção de funcionários para todas as áreas do evento
SIM - Promover ambiente de trabalho harmônico, livre de práticas discriminatórias e qualquer tipo de assédio
SIM - Buscar igualdade de representação entre homens e mulheres
SIM - Se possível, criar e divulgar oportunidades de voluntariado e/ou estagiários para o evento
COMUNIDADE LOCAL
SIM - Estimular a empregabilidade, ainda que de forma temporária da comunidade local
SIM - Informar a realização do evento e, se este causar impacto na rotina, prever formas de amenizá-lo
HOSPEDAGEM
SIM - Estimular a utilização de quartos compartilhados
SIM - Priorizar hotéis com práticas de sustentabilidade implantadas
SIM - Incentivar a hospedagem dos participantes em locais próximos ao evento
SIM - Incentivar a hospedagem dos participantes em hotéis com política de combate à exploração infantil
RESÍDUOS
SIM - Dar preferência para produtos de limpeza biodegradáveis ou ecológicos
SIM - Se precisar utilizar embalagens para alimentos, sugerimos as de papel kraft (pouca ou nenhuma tinta e sem camada plástica) ou feitas a partir de alimentos, como mandioca
SIM - Estabelecer parceria com cooperativa de reciclagem local (ex.: www.rotadareciclagem.com.br)
NÃO - Dar preferência para uso de secadores manuais, ao invés de papel toalha nos banheiros
SIM - Prever coletores identificados para a separação dos resíduos
SIM - Buscar parceria com cooperativas locais, para recolher e destinar adequadamente os resíduos recicláveis
NÃO - Separar e destinar os resíduos orgânicos para empresas que promovam a compostagem
SIM - Preferência pelo uso de resíduo atóxico e/ou reciclável
SIM - Prever uso de papel em bobina e não interfolhado, para secar as mãos
SIM - Prever coletores de resíduos a cada 20 metros de distância
SIM - Prever estação ou conjunto de coletores de resíduos para cada 200 pessoas
FASE 2 – MONTAGEM
TRANSPORTE
SIM - Otimizar o transporte de cargas em relação ao planejamento de rotas, número de viagens e capacidade
FORNECEDORES
SIM - Estimular práticas associadas a sustentabilidade e preservação ambiental, como a reciclagem e a reutilização de materiais demonstrando preocupação com os impactos causados ao meio ambiente
SIM - Recomendar o uso de EPI's adequados a cada atividade
COMUNICAÇÃO
SIM - Comunicar o compromisso dos critérios de sustentabilidade adotados pelo evento junto a fornecedores e expositores
ENERGIA E ÁGUA
SIM - Disponibilizar avisos nos banheiros para evitar torneiras mal fechadas e outros desperdícios
SIM - Divulgação de avisos de sensibilização com dicas para um consumo energético e de água mais sustentável
ÁUDIO VISUAL
SIM - Gestão eficiente dos equipamentos
SIM - Desligamento de equipamentos em geral, após a montagem e/ou durante a noite
RESÍDUOS
SIM - Disponibilização de ecopontos e dos mapas de coletores
SIM - Envolver e sensibilizar a equipe responsável pela coleta dos resíduos
SIM - Descartar, separar e destinar, adequadamente, os resíduos produzidos na montagem e preparação do local do evento
FASE 3 - REALIZAÇÃO
LOCAL
SIM - Utilizar plantas e ou vegetação naturais em vasos, permitindo o replantio após o evento
SIM - Manter limpos os climatizadores de ambiente
SIM - Utilizar e divulgar objetos e arte da cultura local, valorizando a regionalidade e os artistas locais
TRANSPORTE
SIM - Estacionamento com custo acessível e dimensionado ao evento. Se possível, com tomada para veículos elétricos
SIM - Pagamento do estacionamento facilitado, por meio digital e/ou uso de tags automáticos
FORNECEDORES
SIM - Respeitar o horário e limite de decibéis da região
SIM - Definir horário de entrega das mercadorias, priorizando as condições de tráfego da região
SIM - Priorizar os fornecedores que usem carros pequenos para redução dos gases poluentes
ALIMENTOS E BEBIDAS
SIM - Promover a segurança alimentar e as boas práticas na manipulação dos alimentos. Estimular a autoavaliação pelos fornecedores
SIM - Separar o manipulador de dinheiro daquele de alimentos e bebidas
SIM - Divulgar cartilha de boas práticas de manipulação de alimentos
SIM - Priorizar alimentos preparados na hora
SIM - Providenciar copos reutilizáveis, com preços acessíveis e política de devolução dos mesmos (sistema caução)
SIM - Estimular o consumo de bebidas, preferencialmente, por meio de post mix e ou chopeira, reduzindo embalagens individuais
SIM - Em segundo plano, comercializar bebidas em latas de alumínio ou garrafas pet (embalagem grande) e por último a individual
SIM - Fornecer água potável para consumo humano, por livre demanda e sem custo; por meio de bebedouros ou purificadores de água, divulgando esta informação
SIM - Desestimular o fornecimento de garrafas de vidro
SIM - Orientar para entrada, se for o caso, dos lanches individuais
SIM - Aumentar a informação e reduzir o consumo inseguro das preparações
SIM - Listar no menu os produtos utilizados
SIM - Utilizar e sinalizar no menu o uso de produtos ou ingredientes com certificação (ambiental ou social). Para identificar produtos sustentáveis ou com impacto ambiental reduzido.
SIM - Promover campanha para reduzir o desperdício de alimentos e bebidas
ACESSIBILIDADE
SIM - Facilitar o acesso de cão guia ao evento
SIM - Ter atendimento prioritário para PCD e ou idosos
SIM - Ter ao menos um recepcionista PCD no evento
SIM - Disponibilizar o mapa de acessibilidade do local
SIM - Possuir local com acústica adequada que acomode pessoas com surdez, aparelhos auditivos ou similar
SIM - Promover legendas para apresentações, assim pessoas surdas não libristas acompanham o conteúdo do evento
NÃO - Definir ponto de energia para recarregar carrinhos de locomoção
PARCERIAS
SIM - Fomentar o turismo local (indicação de hotel, restaurante do entorno)
SIM - Buscar parceiros que queiram divulgar algum produto ou serviço no evento e analisar a pertinência
SIM - Buscar parceiros de limpeza que utilizem produtos com reduzido consumo de água.
SIM - Estabelecer parcerias com organizações comunitárias para que estas reutilizem excedentes ou reaproveitem materiais
COMUNICAÇÃO
SIM - Ter pontos digitais de divulgação para avisos diversos
SIM - Evidenciar a proibição de fumo em locais fechados
SIM - Manter a licença do evento ou documentos de autorização em local acessível
SIM - Divulgar o Sesc e o Senac, bem como os canais de atendimento para a comunidade local
SIM - Disponibilizar um canal eficiente de comunicação e reporte para o público (por exemplo: aplicativo, fale conosco, dúvidas, sugestão, reclamação, etc)
ENERGIA E ÁGUA
SIM - Considerar a utilização de climatização natural
NÃO - Disponibilizar estação para carregamento de aparelhos ou telefones, sem custo
RECURSOS HUMANOS
SIM - Respeitar a carga horária legal para eventos
SIM - Observar se há discriminação, assédio e trabalho ilegal
SIM - Evidenciar e reafirmar a conduta ética presente
SIM - Promover uma atmosfera de cooperação e integração
SIM - Avaliar a conduta ética dos profissionais contratados
HOSPEDAGEM
SIM - Possuir transporte direto do evento ao hotel de referência
SIM - Disponibilizar mapas de transportes do local do evento
FASE 4 - PÓS REALIZAÇÃO
LOCAL
SIM - Devolver o local da mesma forma, ou melhor que quando foi reservado
SIM - Se possível, faça melhorias no local do evento, tais como: plantio de árvores, composteira, jardim e/ou horta, obra de arte local
TRANSPORTE
NÃO - Quantificar a pegada de carbono associada ao transporte das pessoas e de cargas (por exemplo: https://calculadora.eccaplan.com.br/)
FORNECEDORES
SIM - Garantir uma desmontagem responsável, assegurando uma gestão de resíduos adequada para os materiais
SIM - Contratar empresa que leve os rejeitos apenas para aterro sanitário
ALIMENTOS E BEBIDAS
SIM - Doar os gêneros excedentes para instituições locais, desde que de forma segura, conforme as regras sanitárias
ACESSIBILIDADE
SIM - Solicitar à equipe relatos de situações ocorridas no evento para oportunidades de melhoria
COMUNICAÇÃO
SIM - Comunicar os resultados obtidos pelo evento nos diversos meios e suportes de comunicação
SIM - Agradecer a todos os stakeholders que contribuíram para os resultados alcançados
NÃO - Comunicar os resultados da quantificação e compensação das emissões de gases do efeito estufa associados ao evento, divulgando o valor apurado da pegada de carbono
ENERGIA E ÁGUA
SIM - Reutilizar material elétrico e eletrônico ou optar pelo aluguel, em caso de uso exclusivo
RECURSOS HUMANOS
SIM - Analisar como foi a segurança do evento para todos os envolvidos
SIM - Analisar com a equipe com foi o evento na questão de recursos humanos e como ser melhorado
COMUNIDADE LOCAL
NÃO - Pesquisa com a comunidade do entorno para verificar quais impactos foram gerados pelo evento
HOSPEDAGEM
SIM - Avaliar os meios de hospedagem
RESÍDUOS
SIM - Sinalizar por meio de sacos plásticos de cores diferentes os resíduos recicláveis e não recicláveis.
SIM - Contabilizar os resíduos gerados no evento
SIM - Recolher os crachás, para reutilização
SIM - Contratar empresa que leve os rejeitos apenas para aterro sanitário
SIM - Assegurar a máxima reutilização e reciclagem do material após o evento
GESTÃO
SIM - Verificar e acompanhar os impactos positivos e negativos do evento
TOTAL:
SIM: 146
NÃO: 16