1ª Pesquisa Qualitativa do PNL 2050: Matrizes-Origem Destino de Cargas

Em 16 de maio de 2024, foi editado o Decreto nº 12.022, que instituiu o Planejamento Integrado de Transportes (PIT) no âmbito do governo federal e previu a elaboração de um novo Plano Nacional de Logística (PNL) até o final de 2025. A coordenação desse trabalho é responsabilidade do Comitê de Governança do PIT (CGPIT), instituído pelo mesmo decreto, cuja presidência é exercida pela Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes.
O PNL 2050, atualmente em elaboração, será construído em quatro macroetapas, conforme detalhado na Resolução CGPIT nº 5, de 4 de dezembro de 2024: Obtenção dos insumos (matrizes origem-destino de pessoas e de cargas, rede nacional de transporte e modelo de simulação); Elaboração de diagnóstico sobre o cenário atual do sistema de transportes do país, identificando as principais deficiências; Definição de objetivos de atuação, selecionando as deficiências que serão endereçadas de maneira prioritária; Construção de um cenário-meta como o horizonte de longo prazo (2050) para o sistema de transportes do país, com intervenções regulatórias e de infraestrutura que busquem atingir os objetivos de atuação definidos.
No âmbito da primeira etapa de elaboração do PNL 2050, será implementada uma pesquisa qualitativa junto ao setor produtivo com o objetivo de melhor compreender a dinâmica da produção brasileira e aprimorar as projeções para o seu crescimento. Essa etapa é essencial para que o Governo Federal conheça a verdadeira demanda por transportes e, assim, construa um Plano com soluções logísticas adequadas.
A referida pesquisa será implementada pela Fundação Dom Cabral por meio de um questionário online, disponível até o dia 12 de maio de 2025 no link: https://pt.surveymonkey.com/r/SurveyparaMatrizesOrigem-DestinodoPNL2050. O questionário deve ser respondido diretamente pelas empresas produtoras de carga e também pelas associações que congregam essas empresas. É essencial que as respostas sejam dadas de maneira fundamentada, com base em dados concretos de produção, consistentes com a realidade das empresas e do setor.
As informações coletadas no questionário serão tratadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a confidencialidade tanto de dados pessoais quanto empresariais. Nenhuma informação individual será divulgada; todas as análises serão realizadas com dados agregados e anonimizados.
As matrizes origem-destino de cargas do PNL 2050 estão disponíveis para consulta pública no Portal do PIT, no formato de dados abertos e também em mapas e painéis interativos. Lá é possível encontrar a lista de todos os 43 tipos de produto mapeados para o PNL 2050. Críticas e contribuições sobre essas matrizes poderão ser fornecidas por meio da Plataforma Participa + Brasil até o dia 12/05/2025.
Nesse contexto, o Ministério dos Transportes solicitou o apoio também da CNC para ampla divulgação do questionário da pesquisa qualitativa para as empresas, de maneira que também o preencham. O objetivo é obter o maior número possível de empresas e associações respondentes, abrangendo toda a produção brasileira. A CNC entende ser de grande importância a participação das empresas, por haver um grande gargalo no comércio referente ao alto custo do transporte de mercadorias, o que encarece, sobremaneira, o custo final do produto, prejudicando toda a cadeia produtiva e o próprio consumidor.
A Subsecretaria de Fomento e Planejamento da Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes está disponível para esclarecer eventuais dúvidas por meio do e-mail [email protected].