11:00, 23 jul 2021
Representatividade

Fecomércio participa de lançamento do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual

Notícia

A Fecomércio marcou presença no evento de lançamento do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual, ocorrido ontem, 22 de julho, no Palácio Araguaia. A entidade foi representada pelo seu 2º vice-presidente, Sr. Romeu Capra e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Governador do Tocantins, Mauro Carlesse e o Governador do Maranhão, Flávio Dino. Na oportunidade foi assinado um acordo de cooperação para construir a ponte entre Filadélfia (TO) e Carolina (MA), ligando os dois estados. Além disso, também foi anunciado no evento que a Chapada das Mesas e o Jalapão podem se tornar uma rota única, após a discussão entre os Governos estaduais e os municípios dessas regiões.

Na cerimônia, ocorreu ainda a assinatura para início da obra do novo terminal intermodal da Valor da Logística Integrada (VLI) e da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi) em Palmeirante. A nova estrutura permitirá o transporte de fertilizantes importados e grãos pelo Terminal Portuário COPI no Porto do Itaqui, no Maranhão, pelo modal ferroviário, conectando-o – via Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul – até o novo terminal que será construído e operado em Palmeirantes. As obras estão previstas para serem iniciadas já em agosto e o investimento será de R$ 200 milhões.

Para o 2º vice-presidente, Romeu Capra, que também é presidente do Sirecom (Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado Comerciais) o evento trouxe uma boa perspectiva para o estado. "Interligar esse corredor é importante para o estado, principalmente do ponto de vista econômico. Já que essa união da rota acaba melhorando o escoamento e o acesso de mercadorias, que equilibra os custos, principalmente dos insumos, e acaba impactando no preço final dos produtos, até mesmo pro varejo. Os dois estados ganham com isso porque promove um fomento na economia e valoriza o setor de agronegócios que é um dos principais setores produtivos no Tocantins. Com isso, os investidores veem um retorno maior e há a possibilidade de novos negócios, trazendo ainda mais recursos financeiros, pois haverá maior circulação, movimentando assim toda a cadeia do local como restaurantes, hotéis e prestadores de serviços", disse.

Ele completou ainda: "É importante participar de eventos como esse pois as informações são precisas e de grande impacto para os setores representados pela Fecomércio. Fico honrado em representar a entidade e serei um propagador de ações positivas como essas para os empresários representados pela Fecomércio e representantes comerciais"

(Ascom Fecomércio com informações da Ascom Governo do Estado)