17:26, 27 jul 2021
Representatividade

​Deputado Eli Borges realiza visita a unidade do Mesa Brasil Sesc no Tocantins

Cumprindo agenda no Tocantins, o Deputado Federal Eli Borges esteve em uma das unidades do Sistema Fecomércio Tocantins nesta manhã

O Deputado Federal Eli Borges realizou nesta manhã, 27 de julho, uma visita a unidade do Mesa Brasil Sesc em Palmas. Durante sua estadia na unidade, ele pode conhecer mais sobre o programa, como os alimentos e doações são manipulados e estocados, como são realizadas as distribuições por meio das entidades cadastradas e também discutir ações de combate a fome por meio de emendas parlamentares de sua autoria.

Participaram desta reunião, a superintendente regional da Conab/TO, Halana Helisa, o assessor legislativo da Fecomércio, Dr. Valcy Ribeiro e a coordenadora do Mesa Brasil no Tocantins, Any Sandra Cunha Mendonça.

A Conab que é a executora do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, na modalidade compra com doação simultânea (PAA/CDS), recebeu emendas do parlamentar tocantinense que somadas chegam a quase R$ 3 milhões de reais. O objetivo deste programa federal é estimular a articulação entre a produção da agricultura familiar, o combate à insegurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento da economia local.

Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados as pessoas em situação de insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial ou equipamentos públicos de segurança alimentar e da rede pública e filantrópica de ensino. Por isso, o Mesa Brasil Sesc é parceiro desta ação e tem realizado a entrega e distribuição de alimentos provenientes destes recursos.

Segundo a superintendente da Conab, Halana Helisa, o papel do Mesa Brasil é importante para o estado. “O Mesa Brasil SESC sempre foi um dos principais parceiros da Conab no estado do Tocantins. Uma instituição com muito renome, que faz um belíssimo trabalho de combate incessante à fome e luta contra o desperdício de alimentos, garantido a população necessitada, segurança alimentar e nutricional”, ressaltou.

Para o deputado, esta parceria gera bons frutos e alcança o resultado necessário. “É uma parceria muito interessante porque atende o produtor rural e atende a pessoa que precisa lá na base. Parabéns pela iniciativa de ambas as partes, tanto a Conab quanto o Mesa Brasil, e saibam que podem contar com este deputado”, afirmou.

No ano de 2021, o Mesa Brasil Sesc em Palmas recebeu produtos de dois projetos do PAA/CDS: a Associação do entorno de Palmas e a Associação dos produtores Agro familiares de Palmas. Ambos os projetos foram atendidos pela emenda parlamentar do Deputado Eli Borges (referentes ao orçamento federal do ano de 2020) totalizando cerca de 20 mil quilos de alimentos, equivalente a quase R$ 159 mil reais.