09:36, 19 ago 2021

​Cetur participa de projeto para desenvolver Destino Serras Gerais

Cetur participa de projeto para desenvolver Destino Serras Gerais

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins - CETUR, Marcelo Perim, participou, no dia 18 de agosto, de apresentação de projeto piloto para desenvolver o Destino Serras Gerais.

Conforme a proposta, que foi apresentada na Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) do Tocantins, todas as entidades irão contribuir para o desenvolvimento ordenado desse destino de grande potencial turístico, já explorado.

A primeira edição do projeto será realizada nas cidades de Aurora e Lavandeira.

Serras Gerais

A Região das Serras Gerais, localizada no sudeste do Tocantins, formada por 22 municípios, sendo que atividades turísticas ocorrem em 9 municípios: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga.

As Serras Gerais do Tocantins fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as Cavalhadas, as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo e da era do ciclo do ouro, como em Natividade, quando o município era grande produtor de joias. Ainda são encontradas, para compra, joias artesanais fabricadas por artífices locais.

Em toda a região, o ecoturismo é propiciado por uma profusão de rios, cânions e cachoeiras como em Dianópolis, município que também guarda tradições ancestrais dos povos quilombolas. Em meio a fauna, a flora e outras belezas naturais, o visitante pode apreciar também os centros históricos de Natividade, Dianópolis e Arraias, que em suas ruas estreitas e muros de pedra construídos por escravos guardam memórias da história do Tocantins.

Há ainda as formações rochosas, serras, o Cânion Encantado, Cachoeirinha, Cachoeiras, o Arco do Sol e o rio Azuis, considerado o menor rio do Tocantins e o terceiro menor do mundo. Com apenas 147 metros de comprimento, o rio Azuis fica no povoado de mesmo nome, na cidade de Aurora do Tocantins. Trakking, mergulho, rafting, trilha, canoagem, banhos de cachoeira, contemplação da natureza e muitas outras atividades podem ser praticadas em toda a região tocantinense das Serras Gerais. (Com informações da Adetuc).