09:24, 27 abr 2018

​Terceira fase de implantação do eSocial começa dia 1º

As empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões terão, a partir do dia 1º de maio, que incluir informações relativas às suas folhas de pagamento no sistema do eSocial. Esta é a terceira fase de implantação do sistema, que tem como intuito unificar informações, substituindo diversas obrigações existentes atualmente.

Porém, o web service estará disponível para recebimento dos eventos periódicos apenas a partir de 08 de maio. Esta medida visa a garantir uma melhor performance do sistema, pelo aumento de acessos pelos empregadores domésticos até o dia 07.

Como o prazo inicia no dia 1º, a orientação é que os dados dos eventos de folha devem abranger todo o mês de maio. Caso haja desligamento entre 1º e 07 de maio, o evento deverá ser enviado a partir do dia 08, incluindo as informações de verbas rescisórias. Outras informações sobre este processo estão disponíveis no link https://goo.gl/dr8SKR.

Em caso de dúvidas sobre a obrigatoriedade em relação ao eSocial, acesse: http://portal.esocial.gov.br/noticias/duvidas-na-condicao-de-empresa-obrigada-ao-esocial

Certificação Digital

Como o envio dessas informações é feito pela internet, a segurança dos dados é fundamental. É neste ponto que o certificado digital se faz tão necessário, pois utiliza uma tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas com garantia de autenticidade e confidencialidade.

“É importante lembrar que o certificado digital é único e pode ser utilizado para outros fins, tornando o dia a dia do empresário mais prático e seguro”, explica a coordenadora de produtos e serviços da Fecomércio Tocantins, Helkyanny Carvalho.

A Fecomércio, em parceria com a Certisign, atua como autoridade de registro de emissão de certificados digitais no Tocantins, com pontos de atendimento nas cidades de: Palmas, Gurupi e Araguaína. As empresas filiadas à Fecomércio e aos Sindicatos Patronais que estão adimplentes com a sua contribuição sindical podem adquirir sua certificação com descontos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou (63) 3228-1900.

(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações de Portal eSocial e Certisign)