11:33, 13 ago 2021
Sindicatos

​Sindifarma negocia novo benefício para a categoria

Piso salarial para 44 horas semanais possibilitará nova jornada de trabalho e redução de custos para empresários

O Sindicato Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifarma) registrou junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a convenção coletiva de trabalho 2021/2022 negociada com o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato). Dentre as novidades desta negociação, o Sindifarma obteve um benefício a mais para as empresas do setor que é o novo piso de 44 horas semanais, o que possibilita o trabalho dos farmacêuticos aos sábados.

A vigência da Convenção é de 01º de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022, sendo a data-base da categoria em 01º de agosto. O piso salarial para a carga horária de 40h ficou em R$ 4.577,33 e para 44h em R$ 5.035,07. O reajuste salarial negociado foi de 8,89%.

De acordo com o presidente do Sindifarma, Domingos Tavares, esta possibilidade é benéfica para os donos de farmácias. “Nós já havíamos tentado implantar esta nova carga horária algumas vezes e este ano conseguimos este benefício para os empresários. Esta conquista é importante porque vai resolver o problema de quem trabalhava até sábado meio dia e precisava pagar hora-extras ou um plantonista para apenas 4 horas”, disse.

Ele alerta ainda que “para os que optarem pelo piso diferenciado de 44h, é importante ressaltar que só poderá funcionar até sábado ao meio-dia, ou seja, não poderá trabalhar aos finais de semana completos. Para quem trabalha aos sábado e domingo, o piso é o de 40 horas mais o plantonistaaos sábado e domingo”, explicou.

O documento, que estabelece as relações de trabalho para farmacêuticos que laboram em farmácias, drogarias privadas e distribuidoras de medicamentos, cosméticos, materiais hospitalares e correlatos, com abrangência territorial no estado do Tocantins, já está disponível para consulta aqui.