17:38, 27 out 2017
Conselho de Turismo

Representantes do Cetur participam de Audiência Pública

Sob o tema “Perspectivas do Turismo como Vetor de Desenvolvimento Econômico no Tocantins”, foi realizada ontem, dia 26 de outubro, uma audiência pública proposta pela presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo, a deputada Valderez Castelo Branco, que contou com a participação de membros no Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, representados pela vice-presidente, recém empossada, Ana Paula Setti.

O evento contou ainda com a participação de autoridades, como o representante do Ministério do Turismo, Maurício Rasi, estudantes, professores, empresários, guias de turismo e representantes de entidades da sociedade civil.

O Jalapão foi o assunto preferencial dos debates. A presidente da Comissão de Meio Ambiente e Turismo e autora do requerimento pela audiência, a deputada Valderez Castelo Branco (PP), disse que vai propor, no âmbito das leis que disciplinam o orçamento do Estado no próximo ano, recursos para a construção e reparação das estradas.

O representante do Ministério do Turismo, Maurício Rasi, explicou as ações do governo federal para aumentar o fluxo de turistas no país. Além de parcerias com entidades como o Senac para qualificar os trabalhadores, o dirigente tratou da importância de fomentar atrações privadas como parques. “Um só parque gera 900 empregos diretos e milhares de indiretos”, disse.

Ao final, a vice-presidente do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur) e representante do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Janaína Aires, entregou à deputada um encaminhamento em que propõe a destinação de 5% dos recursos das emendas parlamentares para projetos estruturantes do turismo e a discussão sobre a regulamentação da Política, do Fundo e do Sistema Estadual de Turismo.

(Camila Takahashi – Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da Ascom da AL/TO e do Governo Estadual)