08:47, 9 fev 2018
Sindicatos

​Presidentes de Sindicatos Patronais ligados ao Comércio são eleitos

O sindicalismo é uma atividade bastante recriminada, porém necessária e importante para a classe representada. É por meio deles, que setores são amplamente defendidos junto às esferas públicas e privadas. Por isso, mais uma vez foram realizadas as eleições para a diretoria dos sindicatos que representam o Comércio no estado do Tocantins. Fazem parte da estrutura da Fecomércio dez sindicatos patronais ligados ao comércio de bens, serviços e turismo. As eleições ocorreram no início deste ano, no mês de janeiro, seguindo o cronograma do processo eleitoral de cada sindicato.

São também os Sindicatos responsáveis pela negociação da Convenção Coletiva, importante instrumento onde são estabelecidos os direitos e deveres tanto dos colaboradores quanto empresários, além da base salário e reajustes. Além de prestarem serviços voltados a representatividade, os Sindicatos oferecem diversos benefícios como produtos e serviços com valores diferenciados ou mesmo gratuitos para seus filiados, sendo eles: certificação digital, câmara de conciliação, orientação jurídica, sábado interativo, entre outros.

Para o presidente do Sistema Fecomércio e também do Sicovar, Itelvino Pisoni, os sindicatos atualmente mantém a importância no dia a dia do empresário. “Mesmo com as mudanças ocorridas com a Reforma Trabalhista, os sindicatos continuam com a mesma finalidade e atuando em prol dos setores. Principalmente no momento de discutirmos por melhorias ou pela tributação justa aos representados, no caso o comércio. Nós, apesar das dificuldades, estamos sempre buscando realizar um trabalho que contribua com o setor”, afirmou.

As diretorias eleitas iniciam suas atividades a partir do dia 10 de março. A vigência desses mandados segue até o ano de 2022. Confira os nomes dos presidentes eleitos:

Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Tocantins (Sicovar): Itelvino Pisoni

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifarma): Domingos Tavares de Sousa

Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Estado do Tocantins (Sincopeças): Vicente de Paulo Ribeiro

Sindicato do Comércio Varejista de Materiais Elétricos e Eletrônicos do Estado do Tocantins (Sicovame): Rubens Pereira da Luz

Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios do Estado do Tocantins (Sigealto): José Vicente Franco Castroviejo

Sindicato do Comércio Varejista de Móveis, Artigos de Colchoaria, Tapeçaria e Decoração do Estado do Tocantins (Sicomov): Anselmo José Martins da Silva Morais

Sindicato do Comércio Varejista de Máquinas e Equipamentos, Peças e Acessórios para uso na Agropecuária do Estado do Tocantins (Sindimáquinas): Valdemir de Sá

Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e de Bebidas do Estado do Tocantins (Siapabe): Wilians Santos Ferreira

Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins (Sindhorbs): Maria Lúcia Dorta Pompeu

Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Tocantins (Sirecom): Romeu Capra

(Camila Takahashi – Ascom Fecomércio Tocantins)