17:49, 7 jul 2016

Posse do Cetur reuniu autoridades e empresários do Setor

O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur) empossou na noite de ontem, 6 de julho, membros de sua diretoria e dos conselhos efetivo e consultivo. O conselho efetivo do Cetur é composto por 16 entidades representativas do setor e dez instituições em seu conselho consultivo. Além da posse, durante o evento foi apresentado também o plano de ação do Cetur para este ano. A cerimônia aconteceu no auditório da Fecomércio e reuniu cerca de 65 convidados, dentre eles autoridades e empresários.

O evento contou com a presença do Governador Marcelo Miranda, do presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, e do presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur) representando o Prefeito Carlos Amastha, Cristiano Queiroz Rodrigues. Além do presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, e parte dos diretores da instituição.

Durante sua apresentação, Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, falou sobre o forte potencial turístico do país e mostrou números que podem ser incrementados, caso haja o fortalecimento do setor. “Estamos muito felizes que o Tocantins tenha também aderido e criado o conselho no Estado, nós precisamos potencializar essa rede para o fortalecimento do setor de Turismo no país, e para isso, é necessário que haja essa união das entidades em prol deste objetivo. Estamos em um período muito próximo aos jogos olímpicos e a perspectiva é de melhoria, principalmente porque mais de 500 mil estrangeiros estarão no Brasil durante os Jogos Rio 2016”.

Após a posse de todos os membros que compõem o conselho, o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, iniciou seu discurso ressaltando o trabalho já realizado pela CNC. “A CNC já desenvolve diversas ações voltadas ao turismo e ao fomento de negócios relacionados ao trade, por meio do conselho presidido pelo nosso companheiro, Alexandre Sampaio. Todos da diretoria da Federação acreditaram nesta ideia e nos apoiaram para a consolidação de mais esse projeto. O Tocantins pode também ser um grande destino turístico, desde que haja planejamento e comprometimento de todos os envolvidos, dentre eles os órgãos públicos, e nós, empresários”.

Ainda em sua fala, o presidente pediu apoio do Governo do Estado. “Nós contamos com o apoio do governo estadual, pois um dos objetivos do Cetur é propor ao poder público uma agenda positiva para a solução de adversidades que bloqueiam o crescimento dos negócios do setor de turismo, incluindo uma melhor distribuição de verbas para projetos que efetivamente possam contribuir com o desenvolvimento do turismo no nosso estado”, disse.

O governador do estado do Tocantins, Marcelo Miranda, sinalizou uma parceria com o conselho. “A indústria do turismo ganha mais um reforço com a implantação do Conselho Empresarial de Turismo. Esse Conselho já nasce forte pela sua representatividade e pela disposição do poder público de cooperar e de contribuir com as demandas dos novos parceiros. Juntos, conselho empresarial e demais governanças de instâncias públicas, agregaremos mais eficácia e eficiência aos nossos propósitos”.

A diretoria do Conselho Empresarial de Turismo é composta pelo presidente eleito, Itelvino Pisoni (Fecomércio), pelo vice-presidente, José Ernesto Betelli (Abrasel), pelo coordenador técnico, Antônio Malan (Abbtur) e pela secretária executiva, Otávia Sotero (Fecomércio). São membros efetivos do conselho as seguintes entidades: Fecomércio, Sindhorbs, Abav, Abih, Abrasel, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio, Fieto, Sebrae, Palmas Conventions & Visitors Bureau, Abla, Abrajet, Abbtur, ATTR e Ajee. Já o conselho consultivo é formado por: Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Naturatins, Universidade Federal do Tocantins, IFTO, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Aprotur, Unitins, Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Fundação Cultural.

(Camila Takahashi – Ascom Fecomércio Tocantins)