08:53, 21 ago 2019
Conselho de Turismo

​Levantamento mostra dados sobre a temporada de Praia 2019

O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio (Cetur), em parceria com o Governo do Estado, realizou no mês de julho um levantamento de dados relacionados ao turismo nas principais praias do estado, localizadas nas cidades de: Palmas, Araguacema, Miracema e Peixe. Mais de 600 pessoas foram entrevistadas. O questionário avaliava itens como: perfil socioeconômico dos turistas, período de estadia, meio de transporte, infraestrutura e possível novo destino.

Dentre os dados obtidos foi percebido que a maior parte dos turistas entrevistados são do gênero feminino, casados, com idades variando de 31 a 40 anos.

A maioria dos entrevistados viajaram a lazer e disseram já conhecer as praias que estavam visitando. Ao serem questionados, o maior porcentual disse que pretendiam dormir na localidade, desses, 37% preferiram acampar na praia, 29% se hospedaram na casa de amigos/familiares e 27% optaram por se hospedar em hotéis/pousadas, ficando em média de 2 a 5 dias hospedados. Em relação ao transporte utilizado, 84% dos entrevistados utilizaram seus próprios veículos.

Quando indagados sobre suas expectativas com relação a praia, a maioria respondeu de forma positiva, 48% disseram ter sido atendidos plenamente. Porém, algumas pessoas pontuaram aspectos que deveriam ser melhorados, como por exemplo: o valor cobrado em travessias, alimentação, a falta de policiamento e corpo de bombeiros, a qualidade do atendimento e informações turísticas.

O gasto médio diário per capita na localidade obteve um empate de 27% entre as opções de R$ 50,01 a R$ 100,00 e R$ 100,01 a R$ 150,00, que somados chegam a 54%. Sobre os próximos destinos no Tocantins, os entrevistados mostraram interesse em visitar Jalapão (54,8%), seguido da Ilha do Bananal (11,2%) e Serras e Lagos (10,8%).

Sobre o Cetur

O Cetur, criado em 2016, é um orgão consultivo e propositivo ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), que tem como missão discutir e propiciar melhorias que fomentem o setor de turismo no estado. O Cetur é composto em sua diretoria por diversas entidades representativas da classe empresarial relacionadas ao Turismo que debatem e levantam as demandas propícias para a elaboração das ações a serem desenvolvidas com foco no crescimento e fortalecimento do setor.