15:57, 26 set 2022

​Intenção de Consumo cresce em setembro e alcança o maior índice no ano

A pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias palmenses (ICF) registrou uma variação mensal positiva de 2,3%, alcançando o índice geral de 96,3 pontos em setembro. Este índice é o maior registrado no ano. O levantamento é feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins e ouve 500 famílias de Palmas mensalmente.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, este momento é fundamental para as empresas. “A cada dia a economia tem mostrado uma reação positiva e isso é fundamental para as empresas do comércio. Nós estamos torcendo para que esse crescimento aconteça mês a mês e tenhamos uma melhoria para as empresas e seus colaboradores, já que o principal período de vendas do varejo se aproxima”, explicou.

Dentre os itens questionados na pesquisa, o único que obteve variação negativa em setembro foi a “perspectiva profissional” que obteve uma queda de 1,5%. Apenas 40,5% dos entrevistados acham que terão melhoria profissional nos próximos seis meses. Mas em contrapartida, 78,6% dos entrevistados que estão no mercado se sentem mais seguros em relação ao seu emprego.

Nacionalmente, o cenário nesse quesito é outro. Após o indicador de Perspectiva Profissional recuar no mês passado, ele apontou alta de 1,4% já em setembro. Conforme a pesquisa, a maior parte da população (47,1%) acredita que terá melhorias profissionais nos próximos seis meses, o mais alto percentual desde abril de 2020.

“As famílias estão otimistas em relação à sua manutenção nos empregos e têm boas expectativas quanto à sua situação profissional, o que deve levar a um cenário de ampliação do consumo nos próximos meses”, analisa o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

O índice geral nacional da ICF alcançou 84,4 pontos em setembro, superando novamente os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores e mantendo a tendência de alta, iniciada em janeiro deste ano. O indicador avançou 1,4% no mês, com crescimento de todos os seus componentes. Na comparação anual, houve evolução de 16,5%, com recuo apenas na avaliação do Momento para Compra de Duráveis, que apresentou queda de 0,2%, em virtude do aumento dos juros no período.

Com informações da Ascom CNC

Fique por dentro de todas as novidades da Fecomércio Tocantins, acesse:

www.fecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

LinkedIn: fecomérciotocantins

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.