17:05, 26 mai 2017
Sindicatos

​Fecomércio Tocantins participa de congresso nacional sobre sindicatos empresariais

Com o tema Sindicalismo Empresarial: Um Novo Brasil, o 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, aconteceu de 24 a 26 de maio, em João Pessoa (PB). Uma caravana de presidentes e representantes sindicais do Tocantins participou do evento.

“Esperamos colher bons frutos deste congresso, que foi bastante enriquecedor no que tange a discussão de assuntos referentes aos sindicatos, como a contribuição sindical. Com certeza, sairemos com muita informação interessante e possível de ser aplicada em outras realidades”, explicou o presidente do Sicovar – Sindicato do Comércio Varejista e da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Para o presidente do Sindifarma – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos e vice-presidente da Fecomércio, Domingos Tavares, o compartilhamento das informações também podem trazer resultados práticos. “Tivemos a oportunidade de dialogar com autoridades e representantes sindicais de vários estados. Com isso, pudemos aprender, por exemplo, como fazer com que nosso associado perceba os benefícios de integrar um sindicato”, comentou.

Além deles, também representaram o Tocantins o presidente Sindicato do Comércio Varejista de Máquinas e Equipamentos, Peças e Acessórios para uso na Agropecuária do Estado do Tocantins – Sindimáquinas, Valdemir de Sá, o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Tocantins – Sirecom, Romeu Capra, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Estado do Tocantins – Sincopeças, Vicente de Paulo Ribeiro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais Elétricos e Eletrônicos do Estado do Tocantins – Sicovame, Rubens Pereira da Luz, a presidente do Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Tocantins – Sindhorbs, Maria Lúcia Dorta Pompeu e o diretor financeiro do Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e de Bebidas do Estado do Tocantins – Siapabe Willians Santos Ferreira.

O evento reuniu cerca de 1300 empresários, líderes sindicais e autoridades. A ação é realizada pelo Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, com o apoio da Fecomércio paraibana, CNC e Sebrae.

Entre os assuntos discutidos no evento, estavam o comércio e a economia, fortalecimento e atividade sindical, ações de comunicação e marketing, questões jurídicas, entre outros. Os convidados de destaque foram o Professor Doutor José Pastore, da USP, que ministrou uma palestra sobre Reforma Trabalhista e Valorização da Negociação Coletiva; o Ministro do Turismo Marx Beltrão, abordando o tema Turismo e Comércio Viajam Juntos; e o Jornalista e Sociólogo Demétrio Magnoli, discutindo Ética, Política e Empresas, além do Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que fez um panorama sobre o estado.

Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins, com informações de https://www.wscom.com.br/noticias/paraiba/joao+pessoa+sedia+congresso+nacional+de+sindicatos+empresariais-214762