09:55, 4 mai 2022

​Fecomércio Tocantins comemora 30 anos com atuação em defesa do comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins comemora 30 anos de atuação nesta quarta-feira, dia 4. A instituição, fundada em 1992, atua como representante legal dos interesses do setor terciário no âmbito estadual. Com a missão de assegurar às empresas as melhores condições para gerarem resultados positivos e fortalecer a sociedade, a Fecomércio também tem um importante papel social para o desenvolvimento do Tocantins.

Filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Fecomércio Tocantins congrega 10 sindicatos patronais em todo o estado e é responsável pela administração do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, relembra que tudo começou com a criação do Sindicato do Comércio Varejista do Tocantins. E foi a partir da união de empresários que a Federação foi fundada no dia 4 de maio de 1992, atendendo aos anseios do recém-criado estado do Tocantins. “Nós tínhamos na época um livro de ata, uma caneta e muitos empresários colaborando, nos ajudando e participando. Esses empresários deixaram seus afazeres para se juntar numa missão de transformar, a partir de um livro de ata, em uma estrutura grandiosa que, atualmente, é a Federação do Comércio”, destaca o presidente ao ressaltar que as instituições que compõe o Sistema Fecomércio são motivo de orgulho para todos os tocantinenses.

Resultados

A história de sucesso da Fecomércio, Senac, Sesc e Instituto foi construída por meio da dedicação e do trabalho dos colaboradores e corpo técnico dessas instituições. “Faço um agradecimento especial aos colaboradores do nosso sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto. São técnicos, administradores, contadores, advogados, pessoal dos serviços gerais, enfim, todos vestiram a camisa e estão hoje nos ajudando a manter esse Sistema no topo das federações e confederações deste Brasil afora”, agradece o presidente.

Itelvino Pisoni também celebra os resultados alcançados pelo Sistema Fecomércio e reforça o compromisso de melhorar e ampliar as ações e a assistência aos comerciários e empresários do comércio: “Hoje, quando completamos trinta anos, podemos sim dizer que a missão foi cumprida. Nós estamos orgulhosos do que nossa instituição se transformou. Precisamos manter o mesmo ímpeto, a mesma vontade, a mesma garra e a mesma determinação de quando fundamos essa Federação”.

No ano em que o Sistema celebra 30 anos, será inaugurada a nova sede administrativa da Fecomércio, construída na Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 101 Norte, bem no centro de Palmas.

História

A Fecomércio Tocantins foi criada em 1992 e dois anos depois foi reconhecida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e tem exercido papel de grande relevância, atuando em prol do empresário e na defesa do desenvolvimento econômico e social do Tocantins.

Ao longo desses 30 anos, foram implantadas 21 unidades fixas e criadas 05 unidades móveis no Sistema Fecomércio, com sedes da Federação nas três maiores cidades do Estado: Palmas, Araguaína e Gurupi. Nessas unidades, também estão localizados os Sindicatos Patronais filiados à Fecomércio, e são oferecidos serviços gratuitos ou com descontos para os empresários como: certificação digital, câmara de conciliação, carteira empresarial, orientação jurídica, atendimentos aos que buscam aderir ao Repis ou informações sobre as Convenções Coletivas de Trabalho.

Sindicatos

É por meio da Fecomércio e seus Sindicatos Patronais, que acontece a negociação que resulta na Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio, documento que regulamenta os direitos e deveres dos empresários e colaboradores. Além disso, a Federação dispõe da Assessoria Parlamentar, que busca representatividade junto aos órgãos executivos e legislativos e reúne representações em mais de 20 fóruns e conselhos municipais e estaduais ligados à temas relacionados aos setores afins.

A Fecomércio também atua em iniciativas voltadas ao turismo e ao empreendedorismo: o Conselho Empresarial de Turismo (CETUR) e a Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios (CMEG), com o objetivo de discutir e incentivar ações que fomentem a geração e troca de conhecimento.

Sesc e Senac

Junto com cada comerciante, a Fecomércio é responsável pela administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), criados em 1946, mas que chegaram ao Tocantins em 1996 e 1997, respectivamente. As duas instituições vêm evoluindo permanentemente, tornando-se agentes de transformação para a educação profissional e para o bem-estar social do trabalhador do comércio de bens, de serviços e turismo, aprimorando o desempenho do comércio e garantindo qualidade de vida aos tocantinenses.

Fique por dentro de todas as novidades da Fecomércio Tocantins, acesse:

www.fecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPD Tocantins - Contato: (63) 9 9974-9726.

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.