15:13, 3 fev 2016
Eventos

Fecomércio participou de evento que discutiu Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O assunto já vem sendo apontado há alguns anos como um dos pilares para o sucesso de uma gestão responsável e inovadora, mas agora a Sustentabilidade pode ter um peso maior para entidades públicas e privadas. Isso porque em dezembro, ao final da COP-21, foram lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) os objetivos que devem nortear a agenda sustentável da sociedade nos próximos quinze anos, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Por isso, o Sebrae em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Palmas, realizou nesta manhã, 3 de fevereiro, um seminário estadual para discutir esses objetivos. O evento contou com a participação do assessor sênior da ONU, Haroldo Machado Filho e diversas autoridades, dentre elas, o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, que falou sobre o consumo consciente e o papel do comércio na mudança de paradigmas.

Segundo Pisoni, o Sistema Fecomércio já tem buscado realizar ações em prol de um consumo sustentável, além de ações que contribuem para a conscientização do empresariado. “A Confederação Nacional do Comércio já tem buscado fechar acordos setoriais para fomentar a implantação da logística reversa em vários lugares, além disso, existe o Programa Ecos que busca entre os colaboradores e seus familiares, a economia de papel, copos plásticos e embalagens. Os empresários devem buscar ações simples, mas que contribuam para a melhoria do mundo em que vivemos”, disse.

Um dos pontos do Objetivo 12 é o desperdício de alimentos. Sobre esse assunto, o presidente salientou programa Mesa Brasil do Sesc. “O Mesa Brasil já desenvolve este trabalho, ele busca onde sobra e leva onde falta, ou seja, busca alimentos que seriam desperdiçados e entregam para entidades que distribuem para famílias carentes. É importante que os empresários participem e não vejam como onerosas ou não produtivas ações como essa, na verdade existe o lado social e o desperdício de alimentos desnecessário”, ressaltou.

Quer saber mais sobre os objetivos? Assista aqui.