15:43, 29 fev 2016
Eventos

Fecomércio participa de evento que discute parcerias entre Brasil e Japão para a região do Matopiba

O Matopiba é uma região produtiva composta pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, sendo a maior parcela dessa área concentrada em nosso estado. Por este motivo, acontece hoje, 29 de fevereiro, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o evento: Diálogo Brasil - Japão, Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos. O objetivo do evento é firmar parcerias com o governo, bancos e empresas japonesas para investimentos nessa região que promoverão melhorias na infraestrutura, produção e inovação.

Representando a Fecomércio estiveram presentes o presidente em exercício, Domingos Tavares, e o assessor de controladoria, Osmar Defante.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, expôs para os participantes e para a comitiva japonesa a importância dessa região para o desenvolvimento agrícola mundial e assinou junto com o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromich Matushima, um acordo de cooperação entre as duas nações.

A delegação do Japão tem cerca de 70 empresários e autoridades do governo, como o embaixador Kunio Umeda, o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromich Matushima, o diretor-presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil, Aiichiro Matsunaga, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Yoshifumi Murata, e o conselheiro do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S. A., Yoshifumi Murata.

Participaram do evento também os representantes do executivo dos quatros estados que compõem o Matopiba – o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, do Maranhão, Flávio Dino, do Piauí, Wellington Dias, e o vice-governador da Bahia, João Leão. Além de autoridades municipais, estaduais e nacionais.