08:51, 3 nov 2017

​Expectativas elevam confiança do empresário palmense em outubro

O índice de confiança do empresário do comércio voltou a subir em outubro, alcançando 106,4 pontos. Na comparação mensal, o aumento foi de 0,8%. A pesquisa foi apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Essa avaliação é feita por meio dos itens questionados na pesquisa, que são transformados em indicadores e variam de 0 a 200 pontos. Até 100 pontos, a avaliação dos empresários demonstra uma visão de insatisfação. Acima de 100 pontos, a análise reflete uma situação satisfatória.

As expectativas em relação ao futuro da economia brasileira, do setor do comércio e das próprias empresas foram responsáveis por elevar o resultado final da pesquisa. Entre os entrevistados, 75% acreditam que haverá melhora na economia, 84% apontam que o setor do comércio deve ficar mais favorável nos próximos meses e 88% disseram que a perspectiva para suas empresas também está melhor.

Já em relação à condição atual da economia, do setor e das empresas, os resultados são insatisfatórios. Mais de 70% acreditam que a economia piorou, 68,6% não estão satisfeitos com o setor e 52% enxergam com pessimismo o desempenho de suas empresas.

Investimentos

Com a proximidade do fim do ano, a tendência é que haja mais vagas de emprego temporário disponíveis. E isso já pode ser sentido nesta pesquisa, na qual 59,9% dos empresários afirmaram pensar em aumentar o número de funcionários.

Os demais itens analisados e a pesquisa completa estão disponíveis no site www.institutofecomercioto.com.br.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)