10:14, 7 abr 2017
Eventos

Em comemoração ao Dia do Jornalista, Sistema Fecomércio premia profissionais da imprensa do Tocantins

Em noite de festa, foram revelados os nomes dos jornalistas vencedores da terceira edição do Prêmio Sistema Fecomércio de Jornalismo. A cerimônia foi realizada na quinta-feira, 6, no auditório da Fecomércio em Palmas. Foram premiados os autores e/ou representantes das melhores matérias jornalísticas que retrataram o tema “Inovação como ferramenta de diferenciação nas empresas”.

Os vencedores foram: na categoria Telejornalismo, Shirley Helena da Cruz, Fernando Hessel e Maryellen Leite de Araújo, respectivamente. Já em Fotojornalismo, os ganhadores foram Elias dos Santos de Oliveira e Marco Aurélio Cassoli Jacob.

Maria Tereza Lemes Moreira Carneiro, Nayna Peres e Paulo Carneiro foram os classificados em Radiojornalismo; Érica Lima da Silva, Thais Ramalho e Carla Morena Pignaton, na categoria webjornalismo; e Luiz Henrique Machado, Fábio Coelho e Kaio Costa e Silva em Jornalismo Impresso.

Cerimônia

A cerimônia desta edição foi marcada pela homenagem aos jornalistas tocantinenses que faleceram nos últimos meses, com destaque aos profissionais Mateus Junior e Aline Brabo, que contribuíram com o Sistema Fecomércio, exercendo a profissão com maestria e excelência.

Diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar a cerimônia. O presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância do jornalismo para a sociedade. “A imprensa desempenha um importante papel, o de levar informação a toda a sociedade, para que desse modo as pessoas possam formar suas opiniões e muitas vezes até o seu o perfil de cidadão”, argumentou.

O Prêmio é realizado em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, e promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio com apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins – Sindjor e Cannes Publicidade.

Ao final do evento, o presidente da Cannes Publicidade, Zander Campos da Silva, presenteou o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, com uma réplica de ouro da medalha de campeão das competições dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a fim de homenageá-lo.

Palestra

Marcelo Canellas, um dos repórteres mais premiados do Brasil, falou sobre Jornalismo em tempos de inovação. Durante a palestra, Canellas destacou o papel do jornalista enquanto agente inovador e de transformação da coletividade. “Cabe a nós, enquanto sociedade organizada, iniciar a mudança que nossa comunidade e nosso país precisam”, afirmou o palestrante.

----------------------------------------------------------------------------------------

Confira a classificação e o nome das matérias dos vencedores do Prêmio Sistema Fecomércio de Jornalismo 2017:

Categoria Telejornalismo

1° Lugar: Incentivar para lucrar – Shirley Helena da Cruz

2º Lugar: Empreendedorismo Feminino – Fernando Rodrigues Hessel (representando pela jornalista Shirley Helena da Cruz)

3º Lugar: Inovação e Tecnologia – Maryellen Leite de Araújo

Categoria Fotojornalismo

1º Lugar: Franquia é mercado potencial – Elias dos Santos de Oliveira

2º Lugar: Tocantins tenta driblar crise econômica – Marco Aurélio Cassoli Jacob

Categoria Radiojornalismo

1º Lugar: A influência das pesquisas de consumo no cotidiano do empresário – Maria Tereza Lemes Moreira Carneiro

2º Lugar: Trabalhadores apostam em capacitação para inovar currículo profissional – Nayna Peres, representada pela jornalista Isabel Cristina.

3º Lugar: Foco no sonho – Paulo Carneiro

Categoria Webjornalismo

1º Lugar: Setor de gastronomia atrai famílias impactadas pela crise – Érica Lima da Silva

2º Lugar: Empresas buscam inovação para encarar a competitividade e sobreviver à crise – Thais Ramalho