14:29, 28 nov 2019

​Confiança do empresário registra novo crescimento em novembro

Com a chegada do final do ano, os empresários de Palmas estão ainda mais confiantes conforme registrou a pesquisa que mede o índice de confiança do empresário do Comércio (ICEC) de novembro. Quando comparado ao mesmo período do ano passado o crescimento chega a 10,8 pontos. Já comparado ao mês de outubro, o índice geral subiu cerca de 1,3%. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Dentre os pontos que mais chamam atenção é a alta expectativa dos empresários com relação a economia. “95% dos entrevistados disseram que acreditam que a economia brasileira irá melhorar nos próximos meses. É um porcentual alto e isso nos faz crer que a classe empresarial está se sentindo mais segura com relação ao cenário político e econômico do nosso país. O brasileiro é um povo esperançoso e batalhador e essa expectativa é reflexo disso”, reiterou o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni.

Ainda sobre os próximos meses, uma grande parcela dos entrevistados acredita que o setor do comércio também melhorará (94,9%) e que sua empresa irá prosperar (95,6%).

Quando questionados sobre o momento atual, 59,5% disseram que a economia melhorou, 57,9% que o setor melhorou e 63,4% que sua empresa sentiu melhorias. Segundo a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, o cenário é positivo. “Podemos perceber com esses dados que a grande maioria dos empresários percebem o cenário atual como positivo. E aliado a expectativa alta, podemos dizer que a classe empresarial está muito confiante”, disse.

Com relação as contratações, os números também são positivos. 67,4% pretendem aumentar um pouco a quantidade de colaboradores e 12,3% aumentarão muito, somados os que pretendem contratar (muito e pouco) chegam a 79,3%. Sobre suas empresas, 43,5% dos empresários disseram que irão fazer um investimento pouco maior este período e 72,6% acham que seus estoques estão em um nível adequado.

Nessa pesquisa são entrevistados cerca de 120 empresários, nos últimos dias do mês que antecede a pesquisa.

Dados Nacionais

A pesquisa nacional alcançou o patamar de 122,5 pontos em novembro, o maior desde abril de 2019 (125,2 pontos). O resultado representou uma alta de 0,5% ante o índice de outubro. Foi o terceiro aumento mensal consecutivo do índice. Em relação a novembro do ano passado, houve um crescimento de 11,6%.

“A economia vem emitindo diversos sinais de recuperação gradual, e a crescente confiança do empresário do comércio vem confirmar um cenário de maior otimismo em relação ao aquecimento do consumo. Tenho confiança que o ano que vem será de uma reação ainda mais sólida do setor”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

(Ascom Fecomércio/TO com informações da Ascom da CNC)