17:10, 28 out 2020

​Confiança do empresário do comércio volta a subir em outubro

Outubro registrou mais um crescimento no índice que mede a confiança do empresário do comércio de Palmas, registrando uma variação mensal positiva de 9,3%. Neste mês o índice geral ficou em 118 pontos e a expectativa para os próximos meses é boa, já que a maioria dos empresários consideram que haverá melhora na economia, no setor e nas suas empresas.

Dentre os entrevistados, 79,4% acreditam que haverá melhoria na economia, 89% que o setor melhorará e 93,3% de que a sua empresa terá melhorias. Já quando questionados sobre a condição atual desses itens, os empresários estão menos esperançosos com a economia. 71,1% responderam que a economia piorou. Sobre os itens setor e empresa eles também consideram o cenário atual positivo, 58,6% disseram que o setor melhorou e 60,5% que suas empresas melhoraram.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, a perspectiva é positiva. “Estamos muito felizes com este resultado por parte dos empresários que estão acreditando na retomada econômica. Esse clima de esperança e motivação é importante, porque mais do que nunca, os empresários tiveram que lutar com muita garra e afinco para que suas empresas continuem gerando empregos e renda”, afirmou.

A pesquisa feita em Palmas é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. Nacionalmente, a pesquisa realizada pela CNC, mostrou que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), cresceu 10,5% em outubro e alcançou 103,1 pontos, voltando ao patamar de otimismo (acima de 100 pontos) após seis meses.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca a percepção cada vez mais otimista dos comerciantes, sobretudo com a proximidade das festas de fim de ano. “Mesmo no contexto de pandemia, as perspectivas são de melhor desempenho do varejo no último trimestre, que será favorecido pelo aumento do faturamento com datas como a Black Friday e o Natal”, afirma Tadros.

Na capital do Tocantins, outros dados importantes foram coletados. A maior parte dos entrevistados (88,1%) disseram possuir a expectativa de aumentar o número de funcionários, o que também traz esperança a milhares de desempregados. 53,1% fizeram um investimento maior em sua empresa neste mês e 60,3% consideram o estoque atual adequado para o momento.

(Ascom Fecomércio com colaboração da Ascom CNC)