10:48, 8 fev 2018

​Comitê do Plano Nacional da Cultura Exportadora vai mapear empresas

O Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora, do qual a Fecomércio Tocantins é integrante, vai mapear as empresas do estado que já exportam ou que tenham potencial e interesse na exportação. A decisão foi apresentada na última reunião do grupo, realizada no dia 6 de fevereiro.

“A ideia é ter um banco de dados com informações básicas sobre as empresas exportadoras, a fim de subsidiar o planejamento de ações em prol do comércio exterior”, comentou o assessor legislativo e de controladoria da Fecomércio Tocantins, Osmar Defante.

Ainda no encontro, o Comitê aprovou o Regimento Interno Estadual do PNCE e o cronograma de reuniões para 2018, além de apresentar propostas de trabalhos para o incluir no planejamento de ações do ano.

PNCE

O objetivo do Plano Nacional da Cultura Exportadora, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, é aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, com ênfase em bens manufaturados, com maior fator agregado.

Comitê Gestor

O comitê funciona como órgão consultivo e deliberativo constituído por representantes de entidades públicas e privadas, e tem como objetivo fortalecer a governança local no sentido de possibilitar o planejamento, a implementação, o monitoramento e a avaliação das ações constantes no PNCE no âmbito estadual de forma conjunta, em consonância e interlocução estadual junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)