09:10, 15 set 2016
Conselho de Turismo

Cetur reúne empresários e secretários de estado para discutir sobre o acesso ao Jalapão

A infraestrutura e acesso ao Jalapão foram os assuntos de reuniões entre o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), empresários do setor turístico que atendem a região e as secretarias de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura nesta quarta-feira, dia 14. Entre os destaques, estava a urgência na construção de uma ponte na comunidade Mumbuca, já que a antiga foi destruída pelo fogo em agosto.

Na reunião, os empresários solicitaram ao secretário de Infraestrutura, Sérgio Leão, medidas imediatas em relação às estradas de acesso ao Jalapão. “A situação atual é de nenhum acesso disponível. As estradas não existem. Precisamos de uma intervenção emergencial, pois Mateiros está praticamente ilhada e já percebemos diminuição na prestação de serviços”, informou Nilton Roverssi, empresário do setor de hospedagem. O representante da ATTR – Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, Fernando Torres, destacou que o problema vai além do turismo: “A atual situação inviabiliza nosso trabalho e prejudica a comunidade local”.

Também participaram do encontro com os secretários os empresários do trade de turismo receptivo, Flávio Ribeiro e Lúcio Flávio Adorno. “Abordamos também a questão de manutenção periódica das estradas, independente de projeto ou processo de pavimentação”, reforçou Adorno.

Em resposta, o secretário Sérgio Leão explicou que as estradas vicinais são de responsabilidade do município e pediu que a situação fosse retratada por meio de ofício. Além disso, afirmou que iniciará um trabalho de manutenção da estrada de Lagoa do Tocantins para o Jalapão, via trecho que passa por São Félix do Tocantins.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandro de Castro Silva, afirmou que pretende procurar o município para se situar das necessidades locais e estuda medidas paliativas para tentar resolver o problema. Silva também se comprometeu em conversar com o secretário de infraestrutura e o governador para buscar meios de criar no Jalapão uma residência de patrulha mecanizada para manutenção das vias.

Cetur

O Conselho Empresarial de Turismo tem como objetivo elencar as demandas e gargalos do setor de Turismo e propor novas ações. “O Jalapão é um dos principais pontos turísticos do nosso Estado, e zelar pela manutenção e desenvolvimento da região significa fomentar ainda mais o turismo local”, comentou o presidente do Cetur e do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni. “Esse encontro com os secretários foi uma decisão que tomamos quando discutimos o estado de calamidade do Jalapão em uma reunião passada”, explicou o vice-presidente do conselho, Ernesto Betelli.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)