09:08, 1 dez 2017

​​Cerca de 60% dos empresários têm intenção de contratar em Palmas

Com a proximidade do fim do ano, e uma sucessão de aumentos no índice de confiança dos empresários palmenses, a intenção de contratar funcionários e de investir nas empresas cresceu em novembro, em relação ao mês anterior.

Entre os comerciantes entrevistados, 60,6% afirmam ter pretensão de contratar mais colaboradores e 48,3% pretendem investir mais nas empresas. Em outubro, os números eram 59,9% e 42,4%, respectivamente.

Quase 80% dos empresários afirmaram que as expectativas para a economia brasileira estão melhores, 85% estão otimistas em relação ao setor do comércio e 90,3% deram respostas positivas sobre as expectativas para as empresas.

Já em relação às condições atuais, 74,4% afirmaram que a situação da economia está pior, 69,2% também responderam negativamente em relação ao setor e 49,1% estão pessimistas quanto suas empresas.

Índice geral

O indicador geral da pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) chegou a 108,2 pontos, 1,7% maior que o resultado de outubro (106,4 pontos) e 2,3% superior ao de novembro do ano passado (105,8 pontos).

A pesquisa é divulgada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Essa avaliação é feita por meio dos itens questionados na pesquisa, que são transformados em indicadores e variam de 0 a 200 pontos. Até 100 pontos, a avaliação dos empresários demonstra uma visão de insatisfação. Acima de 100 pontos, a análise reflete uma situação satisfatória.

A pesquisa completa está disponível no site www.institutofecomercioto.com.br.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)