15:41, 10 mai 2017
Representatividade

​Agenda objetiva promover o Trabalho Decente no Tocantins

Proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Agenda do Trabalho Decente atua na promoção do respeito aos direitos no trabalho, com atenção especial para a América Latina. No Tocantins, o documento foi apresentado em abril e contou com a presença da Fecomércio, que integra o comitê Trabalho Decente da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social. Na ocasião, também aconteceu a Pactuação da Agenda do Trabalho Decente.

O trabalho é fruto do Projeto de Extensão “Construindo a Agenda Tocantins do Trabalho Decente, realizado pela Unitins – Universidade Estadual do Tocantins e a Secretaria de Trabalho e Ação Social.

Participaram da solenidade a pró-reitora de extensão da Unitins, Professora Simone Brito, a secretária de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, o subsecretário do Trabalho e da Assistência Social, Alfredo Branchina, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Cezar Antun de Carvalho, o assessor de controladoria da Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio), Osmar Defante, o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e secretário de formação e organização sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Tocantins (Fetaet), Antônio Batista de Sá, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Sérgio Tavares, e a gerente de saúde do trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, Magna Dias Leite.

O Tocantins é um dos poucos estados do país a possuir uma agenda sobre o tema e escolheu três eixos prioritários de trabalho: Erradicação do Trabalho Escravo e do Trabalho Infantil; Saúde; e Segurança do Trabalhador. As prioridades foram escolhidas com base nos dados relacionados ao Estado e em debates com as três esferas, sempre representadas em todas as atividades do Programa Tocantins do Trabalho Decente, que são empregadores, trabalhadores e poder público.

Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins